Animais


Animais de estimação: o ter e o cuidar.

A maioria das pessoas adotam ou compram algum animal de estimação para suprir uma carência, outros por buscar uma segurança, outros nem sabem o porque. O mais engraçado é que independente do motivo, todos acabam se apegando de uma forma tão inexplicável, que ele acaba se tornando um membro da família.
Alguns cuidados devem ser tomados para que seu animal fique sempre saudável. É preciso alimentá-los de forma adequada, ou seja, com ração de qualidade. Quando compramos um animalzinho de estimação, principalmente cão e gato, mas também pássaros ou outras espécies, precisamos levar a um veterinário. O veterinário é o médico de animais. É ele quem vai cuidar da saúde do seu amigo pet. Vão ser aplicadas vacinas, vermífugos, medicamentos, cada um no seu tempo e na sua necessidade. Seu bichinho precisa de um cartão de vacinas e vermifugação, pra você ficar atento às datas corretas e não esquecer do seu animal.
Vale lembrar que todo animal, assim com o ser humano, tem fome, frio, medo, sente dor, depressão, entre tantos outros sentimentos e sensações.
Portanto, antes de comprar ou de adotar um animal de estimação, devemos pensar se conseguimos cuidar dele como um ser vivo que precisa de cuidados e atenção. É preciso ter a consciência que seremos responsáveis por um vida. Assim, precisamos dispor de dinheiro, tempo, paciência e atenção.
Se todos pensarem desta forma, não mais veremos cães abandonados na rua, vagando pela cidade com fome, frio e desespero. Não teriam cães na rua ficando doentes e passando doença para as pessoas. Esses cães não estariam pelas ruas procriando e, por consequência, formando um círculo vicioso o qual vemos nas ruas a tanto tempo.
Seja consciente, seja responsável. Um animal de estimação é uma vida, e merece respeito e amor!
Marina Cruvinel
Médica Veterinária 

 

Cães educadores e terapeutas!!!

Poucas pessoas sabem, mas existem cães educadores e até terapeutas. Isso mesmo!
Os cães educadores na verdade têm a função de co-educadores. Esses animais são introduzidos na prática escolar, a fim de promover a interação e despertar a curiosidade das crianças para com os animais. Esse contato mais próximo entre cães e crianças tem o papel de promover o respeito mútuo, começar a gerir consciências de posse responsável nessas crianças, de carinho com os animais e com a natureza, sustentabilidade, bem-estar-animal e cidadania. Ou seja, esta prática tem por objetivo contribuir com o aprendizado e com o desenvolvimento das crianças.
Os cães terapeutas são utilizados em várias situações, e são um importante elo na recuperação de pessoas doentes, com problemas de socialização e até de aprendizado. Estes cães, que são muito dóceis e pacientes, podem fazer visitas a hospitais, creches, lar de idosos e escolas para pessoas com necessidades especiais. As pessoas mais necessitadas muitas vezes se tornam depressivas em decorrência de doenças, abandono familiar, problemas com drogas. Os cães levam a alegria ao coração dessas pessoas. Fazem elas enxergarem um mundo sem interesses, sem maldade e com muito amor. Muitas vezes o ser humano não consegue passar esses sentimentos, de uma maneira tão singela e tão pura.
Muitos benefícios já foram comprovados no uso de animais em terapias: diminuição da pressão sanguínea e cardíaca, melhora o sistema imunológico, estimula a capacidade motora e memória, e aumenta a auto estima.
É importante se atentar a alguns critérios na escolha de cães para esses trabalhos. Os animais devem ser dóceis, confiantes, gostarem de dar e receber carinho, estarem vacinados e vermifugados, e bem treinados para os papéis que irão desempenhar.
Marina Cruvinel
Médica Veterinária 


1 comentários:

Unknown disse...

Oi Marina, você vem sempre aqui??

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Search